quarta-feira, 16 de novembro de 2016

"Acessibilidade e Inclusão"


#PraCegoVer,Com o fundo azul dorso de uma pessoa na frente uma palma virada uma para a outra simulando movimento giratório, escrito Acessível em Libras Língua Brasileira de Sinais.



Acessibilidade consiste na possibilidade de acesso a um lugar ou conjunto de lugares.

Se um deficiente físico entra em um estabelecimento e não tem elevador ou rampa de acesso, ele pode processar o lugar, se um deficiente visual entra em um órgão publico e não tem piso tátil, ele pode processar o lugar. Mas e o deficiente auditivo? Se o surdo entra em um estabelecimento e não sabem a Libras, pode o surdo processar alguém por não saber a Libras?

Podemos afirmar que o surdo depende da vontade de outras pessoas para poder ter a acessibilidade e se incluir na sociedade, na escola.

Outros deficientes podem recorrer a um advogado e garantir seus direitos, e o surdo pode garantir que as pessoas aprendam Libras processando?

As instituições podem obrigar seus servidores a aprender Libras? Ou deve partir da consciência de cada um?

Muitas perguntas surgem quando o assunto é a acessibilidade dos surdos. Em algumas instituições de ensino ter intérprete é considerado um favor para o surdo e sua família como é o caso de alguns municípios pequenos, o que não sabem que é um direito que muitas vezes não é cumprido.

Mas será que é apenas os funcionários que devem saber a Libras? E os amigos que convive com o surdo? Esses principalmente devem aprender a Libras o meio de comunicação com o seu amigo(a). Seria interessante em escolas que possuem alunos surdos matriculados colocar em seu plano de ensino ou grade curricular aulas de Libras, assim como tem aulas de Inglês ou Espanhol.

Olhando para o IFSP, quando um aluno chega à secretaria os conhecimentos básicos de comunicação é necessário saber, caso o Câmpus não tenha intérprete é necessário se comunicar para fazer a matricula desse aluno. São muitos desafios que enfrentamos, mas precisamos vencer cada um deles, é um trabalho de formiguinha, mas necessário. Caso o aluno esteja no ensino médio a comunicação com seus amigos poderia ser facilitada se todos aprendessem um pouco de Libras.

Conscientização que nenhum surdo é coitado, mas tem a capacidade igual como qualquer pessoa como qualquer aluno, mas que sua comunicação deve ser adaptada a sua necessidade.

Em falar em adaptada, e as provas? As provas de nossos alunos com necessidades especifica estão sendo adaptadas? Caso o surdo não saiba a L2 (Língua Portuguesa) como fazer essas provas? Nossos professores estão qualificados ou preparados para fazer essa adaptação? Um ponto a se pensar, não podemos cobrar dos alunos aquilo que não sabem assim como não podemos cobrar dos professores aquilo que não sabem. Mas tudo isso faz parte da inclusão.

O surdo tem uma incapacidade que pode ser zerada pela difusão da Libras e todos podemos ajudar a zerar essa barreira aprendendo Libras.


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